ASCENSÃO FINANCEIRA: UMA DICA PARA VOCÊ

 

(Emílio Guedes, autor do artigo)

A ascensão financeira, momento muito feliz na vida de qualquer ser humano na sociedade atual, é também um tempo crucial para definir atitudes que refletirão a longo prazo, levando a resultados muito diferentes conforme suas escolhas.

Acredito que qualquer pessoa prefira ter uma vida com calma e tranquilidade, possuindo uma reserva financeira e certa segurança na gestão de seus bens do que vivendo com a ansiedade de, talvez, renegociar um novo empréstimo ou contrair uma nova dívida, apenas para realizar coisas mais comuns do dia a dia e não grandes sonhos. Aliás, estes eu defendo que devem ser sempre realizados com muita sabedoria e eficiência.

No entanto, um dos momentos de escolha desses dois tipos de cenários é justamente na ascensão financeira – que pode vir com a conquista de um novo emprego ou cargo que irá remunerá-lo melhor – quando a atitude frente aos novos ganhos, assim como às novas ofertas de crédito vai gerar resultados muito distintos.

Nesse contexto, o indivíduo tende a ficar deslumbrado com os novos valores; além disso, estará próximo de pessoas com uma realidade financeira melhor, ou seja, que, geralmente já estão ganhando valores maiores há mais tempo; consequentemente, levando uma vida com mais conforto. Realidade que, com o tempo, será a dessa pessoa também. Entretanto, numa tendência cruel, ela se vê como que obrigada a elevar o seu patamar de gastos para adaptar-se às novas pessoas com as quais convive e ao padrão imposto pela sociedade para seu novo nível salarial.

Nesta fase, o indivíduo – ainda em processo de estabilização – se vê cercado de ofertas do mundo financeiro para que, de maneira um tanto artificial, eleve rapidamente o seu padrão de gastos. Ofertas muitas vezes fomentadas pelas atualizações cadastrais do novo emprego ou salário. Os bancos, percebendo esse novo patamar, oferecem todo tipo de serviços tais como empréstimos, cheque especial, limites extra, cartão de crédito etc. Estes devem ser usados como ferramentas para ajudar a atingir os objetivos, mas se forem utilizados de maneira impensada, tornam-se verdadeiras armadilhas.

Eis o problema – como percebi nos anos em que trabalhei em um dos grandes bancos brasileiros – o endividamento desse grupo de pessoas é muito alto e o novo padrão de vida, que era para oferecer mais conforto e bem-estar, acaba trazendo um fardo de novas dívidas que diminuem o poder aquisitivo, dado que parte de seu ganho é transferido para o lucro dos bancos e para quitar parcelas a perder de vista.

O novo patamar de ganhos deve ser a chance de uma vida ainda mais abundante, com gastos eficientes e controlados. Mas qual é, então, a minha dica de ouro?  Só dê um passo extra em direção ao aumento do seu patamar de gastos, quando der dois passos em direção à ampliação do seu patamar de ganhos. Mantenha o mesmo padrão de vida que você já tinha antes, com um salário menor, guardando os novos recursos.

Sim, isso lhe dá a chance de construir uma reserva financeira capaz de oferecer solidez aos alicerces dos seus mais diversos planos de vida. Mais: esta espécie de sacrifício inicial, tira o indivíduo de um caminho que, na grande maioria das vezes, resulta numa gestão desesperadora de pagamento de juros e leva-o para uma via mais controlada com uma administração mais saudável de ativos e investimentos.

Amigo(a) leitor(a), este artigo lhe foi útil? Desejo, pois, continuar a tratar de temas semelhantes sempre que possível. No entanto, coloco-me, desde já, à disposição para ajudá-lo(la) em suas dúvidas nesta área tão complexa. Conte comigo! 

            Emílio Guedes é graduado em Administração pela FAJ com ampla experiência no setor financeiro. E-mail: eguedesconsultoria@outlook.com

Comentários

  1. Parabéns pelo artigo! Uma realidade comum que pode ser evitada usando essas dicas! Já aguardando os próximos temas em consultoria financeira. 👏👏

    ResponderExcluir
  2. Emilio, primeiramente parabéns por esse artigo maravilhoso, ele é rico de informações que com certeza irá ajuda muitas pessoas.
    Eu gostei muito da leitura, e quando puder faça um sobre hábitos e modelos de dinheiro, abraço !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LEGÍTIMA DEFESA EM LIVRO

A QUEM INTERESSA TRANSFORMAR POLICIAIS EM DEMÔNIOS?

PRELEÇÕES AOS POLICIAIS MILITARES