NO NATAL, VALORIZE OS POLICIAIS!


            


            Em cada cidade, de porte grande, médio ou pequeno, existe ao menos uma unidade da Polícia Militar e uma delegacia a cargo da Polícia Civil. Há também, às vezes, a Guarda Civil Municipal, instituição cada vez mais comum e bem equipada nos municípios.

Todas essas entidades – cada uma a seu modo e de acordo com as suas atribuições legais – trabalham dia e noite pela segurança da população em geral, portanto, para que as nossas vidas – a minha e a sua, prezado(a) leitor(a) –, seja, apesar da fraqueza anêmica de nossa arcaica legislação, um pouco mais tranquila. São instituições compostas de homens e mulheres capazes de dar a própria vida, se preciso for, para salvar a do próximo, sem se importar com sua posição social, econômica, geográfica etc. Até mesmo um criminoso ferido é socorrido, sem hesitação, por esses agentes da lei.

Há, é óbvio, entre eles maus profissionais, como em todas as demais categorias, mas a grande maioria é séria e cumpre devotamente o seu papel. Temos o direito (e, às vezes, até o dever) de denunciar o joio (os maus) a sufocar o trigo (os bons) nessas instituições. Isso já sabemos, mas a pergunta que desejo, no entanto, fazer é: “Será que eles recebem elogios também?”. Devem receber, mas é quase certo que são poucos.

Fica, portanto, neste pequeno texto, um convite-desafio a você, à sua família e amigos: por que não presentear as “forças de segurança” de sua cidade neste Natal? Como? Depende da criatividade generosa de cada um, mas pode ser a oferta de panetones, de bolos natalinos, de um lanche especial acompanhado de refrigerantes ou sucos etc. De que modo? Entre em contato com a PM, PC ou GCM de sua cidade e combine algo. Seja um Papai (ou uma Mamãe) Noel dos policiais!

Infelizmente, essas instituições nem sempre estão acostumadas – daí este pedido – a receber presentes, por isso você poderá precisar de paciência: falará com um, esse indicará outro que, por sua vez, poderá passá-lo a um terceiro a fim de lhe responder uma questão básica: em qual dia, local e horário é possível presenteá-los. Mas com perseverança tudo se consegue. Na segunda vez, será mais fácil. Acredite! Experiência própria.

Ainda: ao longo do ano, sempre que possível, elogie a missão do policial ao vê-lo trabalhando. Pode parecer um gesto fora de moda. Os policiais também estranharão e nem sempre retribuirão a cortesia (gente mal humorada há em todo lugar), mas faça a sua parte. Seu gesto, um tanto ousado é verdade, logo atrairá imitadores. Confie nisso! Firme este belo compromisso, no Natal e ao longo de todo o ano, e vamos adiante!

Vale a pena ver se perto de você também há Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Rodoviária. Escolha, pois, uma dessas instituições e presenteie-a. Seu Natal será melhor. Se puder, conte-nos a experiência por e-mail. Deus o (a) recompense copiosamente! Feliz e santo Natal extensivo a quantos você ama!

Vanderlei de Lima é eremita de Charles de Foucauld e professor.
E-mail: toppaz1@gmail.com (Aguardo retorno).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEGÍTIMA DEFESA EM LIVRO

A QUEM INTERESSA TRANSFORMAR POLICIAIS EM DEMÔNIOS?

PRELEÇÕES AOS POLICIAIS MILITARES